quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Pensamento mágico



O estádio pré-operatório é marcado pelo pensamento da criança.
A criança começa a desenvolver e a representar mentalmente objectos ausentes, não se limita só a agir mas também representa-os e substitui-os por símbolos.
Na fase do pensamento pré-conceptual (pensamento mágico) é centrado na imaginação e por ela dominado (dos 2 aos 4 anos).
Nesta fase as crianças não se preocupam com a realidade, sendo o seu mundo bastante imaginativo. O pensamento é principalmente dominado pela sua imaginação, significa que a relação da criança com a realidade concentra-se na sua imaginação, desejos e fantasias. Esta presença da imaginação e da fantasia permite compreender o que é o pensamento pré-conceptual, é essencialmente um pensamento mágico que  transforma o imaginário na realidade. O egocentrismo da fase pré-conceptual significa que há uma incapacidade em distinguir claramente os acontecimentos físicos ou externos, o que se traduz numa significativa indiferenciação entre a criança e a realidade exterior.
O pensamento intuitivo é fundamental para o desenvolvimento da criança. Nesta idade a criança já usa a inteligência e o pensamento. Neste estádio, a criança é capaz de representar as suas vivências e a sua realidade através de diferentes cenários: do jogo, desenho, linguagem, imagem e pensamento, animismo, realismo, finalismo e o artificialismo.
Como podemos ajudar: nesta fase é muito importante o jogo simbólico; neste jogo predomina a assimilação, por exemplo, no faz de conta as crianças brincam aos pais, às escolas, aos médicos e por aí fora. O jogo de construções também é um jogo simbólico, por exemplo, com os legos eles fazem construções de casas, no entanto para nós adultos é tudo menos uma casa.
A criança ao jogar está a organizar e a conhecer o mundo, por outro lado também funciona como terapia. Além disso, através do jogo podemos perceber qual é a relação que a criança tem em casa, e consegue demonstrar se tem ou não falta de amor por parte da mãe, e conseguimos perceber como é o ambiente familiar.  

Sem comentários:

Enviar um comentário