sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Motricidade global - como podem ajudar (dos 3 aos 4 anos)

Garantam que o vosso filho passa muito tempo ao ar livre e tenha espaço para correr, brincar e trepar. Trepar às árvores, andar de bicicleta e brincar nos parques infantis promove o equilíbrio, a coordenação e a percepção do espaço. Escalar é muito bom para estimular o sentido da lateralidade, a confiança e o equilíbrio. Na praia pode subir as rochas e saltar de umas pedras para as outras.
Incentive a sua filha a andar de bicicleta ou de triciclo, aconselháveis para a sua idade, tamanho e perícia, em espaços abertos e amplos. A partir dos três anos o equilíbrio e coordenação estão mais desenvolvidos, permitindo que ande de bicicleta com rodinhas com mais à vontade, desviando-se dos obstáculos e conseguindo travar quando necessário. Ao escolher um modelo é importante que a sua filha consiga apoiar os pés no chão para aumentar a confiança e se equilibrar com mais facilidade.
No parque infantil encorajem o vosso filho a usar os vários equipamentos. Ele adora desafios: proponham-lhe um circuito com algumas tarefas e contem o tempo que ele leva a realizá-lo – estará a trabalhar a percepção do espaço, do tempo e a memória.


Incentivem a vossa filha a movimentar-se de diferentes formas, fazendo vocês também, para ela compreender e tornar o jogo mais divertido.

Pode ser, por exemplo, imitar o movimento dos animais - rastejar como a cobra, saltar como o coelho, a rã ou o canguru, andar como o caranguejo, trotar ou galopar como o cavalo, gatinhar e espreguiçar-se como o gato, bambolear-se como um pato, esvoaçar em bicos de pé como uma ave, etc..
Saltar de pés juntos e ao pé coxinho (as mais novas podem precisar de alguma ajuda ou de agarrar-se a algo; incentive-a a saltar com os dois pés, para trabalhar os dois lados do corpo, embora seja natural que tenha mais tendência e consiga saltar melhor com um dos pés).
Incentivem-a a mover-se a diferentes ritmos, por exemplo lento/rápido, marcando o ritmo com palmas ou música. Dancem juntos. Usem diferentes ritmos, para ajudar na percepção do tempo e do ritmo.

Jogo: Escultura corporal
Dancem ao som da música. Sempre que interromper a música, deverão ficar parados tomando uma postura de estátua. A postura poderá ser livre ou poderá ter que imitar a postura do líder.
O que o seu filho aprende: Este jogo ajuda a trabalhar o esquema corporal, a percepção espacial, o movimento vs parado, o ritmo, a lateralidade


Jogo: Passar por baixo da ponte
Material: peças de lego.
Construa com a sua filha uma ponte com legos duplos com largura suficiente para ela (e para os pais) passarem e, se possível, com altura suficiente para ela passar em pé. Aproveite para associar cores aos pilares da ponte – por exemplo, três amarelas (e conte com ela!), depois mais três azuis e assim sucessivamente.
O jogo consiste em passar por baixo da ponte, sem a deitar abaixo. A cada passagem vai-se baixando a ponte, tirando três peças de cada vez, até ao máximo que conseguirem. Sempre que for necessário, vá dando indicações que a ajudem a tomar consciência das diferentes partes do corpo e que a ajudem a passar (e incentive-a a fazer o mesmo para si).
Pode também ir alterando a forma de passar: às arrecuas, deitada de costas, etc.
O que a sua filha aprende: este jogo permite trabalhar o esquema corporal e as relações espaciais.


Vamos contar estórias!
Conte-lhe estórias que possam ser encenadas. Por exemplo, estórias onde imitem o movimento de diferentes animais ou que a façam movimentar de formas diferentes e com ritmos diferentes como acontece, por exemplo, no ‘O Cuquedo’ de Clara Cunha ou ‘Vamos à caça do urso’ de Michael Rosen.
Ou, por exemplo, uma ida ao pomar apanhar maçãs com um cesto e fazer um piquenique (ver vídeo). Numa mão levamos o cesto, com a outra apanhamos as maçãs; que cansado está este braço por levar o cesto! Vamos trocar de braço - agora apanhamos as maçãs com a outra mão (para trabalhar a lateralidade). 



Os jogos tradicionais como a apanhada, as escondidas, macaquinho do chinês, os cinco cantinhos, a macaca, etc., permitem desenvolver a percepção do espaço, trabalhar movimento vs posições de parado, além de serem jogos com regras reduzidas e simples apropriadas a esta idade.
Para promover o equilíbrio incentive-a a andar numa linha recta, por exemplo sobre uma corda esticada, em muros baixos, nos lancis do passeio, nas traves de equilíbrio que existem nos parques, a dar pequenos saltos sobre obstáculos.

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