sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Motricidade fina - dos rabiscos à imagem ( dos 3 aos 4 anos)



O desenho das crianças evolui com a idade e não se rege pelos padrões estéticos dos adultos. A evolução é semelhante na maioria das crianças, estando, no entanto, dependente de diferenças individuais de temperamento e sensibilidade, bem como da estimulação e reforço que são dados pelas pessoas que a rodeiam.
Os rabiscos vão-se tornando construções cada vez mais ordenadas e definidas e, por volta dos 3 / 4 anos, surgem os primeiros símbolos e formas isoladas. A criança desenvolve a intenção de criar imagens, integrando percepção e imaginação. Nesta fase surge o desenho da figura humana (cabeça, pernas e braços) que vai evoluindo à medida que se desenvolve o esquema corporal. As cores começam a desempenhar um papel mais relevante. Começam, também, a surgir as paisagens, muitas vezes antropomórficas (com características humanas, como por exemplo, o sol com olhos e boca).




 O desenho está também muito ligado à escrita, uma vez que a escrita é uma parte atraente do mundo dos adultos e desperta na criança um grande fascínio. Muito cedo a criança tenta imitar a escrita dos adultos. 
A Preensão Tripé  é o estágio inicial da movimentação fina (3 dedos).  Aos 3-4 anos, a criança consegue  segurar  um lápis, marcador ou pincel com as pontas dos dedos, em vez da palma da mão.




  

Sem comentários:

Enviar um comentário