sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Lateralidade (dos 3 aos 4 anos)

A lateralidade, definida como a predominância motora de um dos lados do corpo sobre o outro, ainda não está definitivamente estabelecida aos 3 anos, embora já possa haver um predomínio lateral. Assim, o vosso filho pode já mostrar uma preferência pelo uso de uma das mãos, mas também pode ser ambidestro, ou seja os dois lados do corpo terem  uma habilidade semelhante para fazer coisas, podendo diminuir à medida que se aproxima dos 4 anos. A lateralidade só ocorre definitivamente entre os 6 e os 8 anos.
O lado dominante apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez, sendo ele que inicia e executa a acção principal e o outro lado auxilia.
A lateralidade manifesta-se não só nos membros superiores e inferiores, mas também no olho e ouvido; se a dominância não é a mesma em todos eles, há uma lateralidade cruzada. Para detectar a lateralidade na mão, pé e/ou olho do vosso filho podem observar quando ele realiza acções no dia-a-dia, por exemplo, a vestir-se, a jogar com um balão ou à bola, quando espreita por uma fechadura, abre ou fecha uma garrafa, salta ao pé coxinho, folheia um livro, etc..
É importante ajudarem o vosso filho a definir a sua lateralidade de forma correcta. Assim se a criança manifestar uma predominância claramente definida, deverão ajudá-la a desenvolver a sua lateralidade natural em todas as situações do quotidiano, não devendo nunca interferir ou modificá-la.
A definição da lateralidade e a discriminação de direita e esquerda, vão ajudar a perceber os movimentos do corpo no espaço e no tempo. Ajudam a perceber a posição do corpo em relação a determinado objecto. Isto permite usar a sua orientação e localização para actuar com o espaço envolvente.

Com jogos podem ajudar a vossa filha a tomar consciência da facilidade ou dificuldade de movimento de determinada parte do seu corpo.
Por exemplo, fazer jogos de obstáculos, percorrendo os obstáculos em ziguezague; saltar de arco em arco a correr.



Joguem à bola com a vossa filha, encorajando-a a dar pontapés, alternando os pés, ou atirando com as mãos e apanhando a bola. As bolas de praia ou bolas que não sejam duras são mais fáceis para ela.
Também podem jogar ao jogo do balão, em que se dá toques sucessivos num balão, com uma mão e depois com a outra, sem deixar cair; enfiar a bola ou o balão numa ‘baliza’, alternando as mãos.

Jogo: Escultura corporal
O seu filho vai fazer uma escultura corporal: ele deve mover o corpo do parceiro (você) segundo as indicações que este lhe der – por exemplo, ‘pega numa mão e coloca-a sobre o ombro; a outra mão sobre o outro ombro’, sendo sempre mantida a posição. No final de algumas indicações ficamos com uma linda estátua! Depois troquem de posiçoes (pode-se também fazer uma estátua com mais pessoas).
O que o seu filho aprende: Este jogo ajuda a trabalhar o esquema corporal, trabalhar a lateralidade, aprender a dar e receber instruções, trabalhar movimento vs parado.

Jogo: Separar sementes
Espalhar, por exemplo, diferentes variedades de feijão. Só com uma mão vão fazer montinhos de sementes iguais. Mudar de mão. Pode também ser meter e tirar pequenos objectos de um frasco ou caixa, etc..
O que o seu filho aprende: Este jogo ajuda a trabalhar a lateralidade, a coordenação óculo motora

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