segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

a importância de imitar adultos (dos 4 aos 5 anos)

                                    Shutterstock

Imitar os adultos é uma das brincadeiras favoritas do seu filho nesta idade. Fazem o que eles fazem, vestem-se e agem como eles. É natural que imitem os pais, as pessoas e figuras que mais próximas estão de si, ajudando no processo de identificação da criança e do mundo.
Frequentemente, a criança adopta uma determinada postura ou estatuto numa brincadeira, porque é aquilo que ela realmente desejava ser. Não é por acaso que uns preferem fazer-se passar por médicos e brincar sob este cenário, e outros preferem fingir que são cantores de uma banda rock famosa. É muito comum vermos uma criança vestida com o vestido da mãe, pintar-se como ela, colocar a sua mala e adoptar a sua maneira de andar.
O faz-de-conta é uma actividade que desencadeia o uso da imaginação criadora. Pelo faz-de-conta a criança pode reviver situações que lhe causam excitação, alegria, medo, tristeza, raiva e ansiedade.
O seu filho gosta de participar da rotina da casa, torna-o mais confiante. Deixe-o ajudar na cozinha, nas limpezas da casa, estabelecendo primeiro as regras de segurança (explique-lhe que não pode aproximar-se do fogão, tem que ter cuidado com as facas, etc.). É provável que o seu interesse se dirija principalmente para as actividades ‘proibidas’ e você pode tirar proveito disso para organizar um evento bem animado, transformando a criança em auxiliar de ´chef'.
Sendo pais temos de ter certos cuidados com o que fazemos diariamente, pois somos nós os principais exemplos para os nossos filhos.
As crianças estão numa altura de desenvolvimento e de aprendizagem. A sua personalidade está a ser construída através do que se passa a seu redor.
Tudo o que fizer, ela irá ver atentamente e irá tentar imitar a todo o custo, sendo bom ou mau, pois ela ainda não tem a capacidade para diferenciar esse tipo de atitudes.

Como podemos ver, existem crianças que descriminam as restantes, por vários motivos, isso por terem o exemplo dos pais ou dos familiares.
Pelo simples facto das crianças estarem a desenvolver as suas capacidades e  quererem tornar-se adultos tal como os seus pais, não só por eles serem um exemplo, mas porque a seu ver são os seus heróis, elas irão querer ser exactamente tal como eles e por isso seguir os seus passos.
Aqui vai um vídeo a mostrar o quanto são importantes as nossas atitudes para eles, e o quanto eles são influenciadas por isso.



Sem comentários:

Enviar um comentário